Pesquisa revela queda no mercado global de PCs em 2017

Por Redação | 12 de Janeiro de 2018 às 13h32
photo_camera Extreme Tech

As vendas de PCs em 2017 apresentaram uma queda mundial de 2,8% em relação ao ano anterior, segundo relatório publicado pelo consultoria Gartner nesta sexta-feira (12). No ano passado, as remessas somaram 262,5 milhões de unidades.

O quarto trimestre de 2017 também registrou queda: apenas 71,6 milhões de unidades foram vendidas, sendo uma diminuição de 2% comparando ao mesmo período do ano anterior.

Para Mikako Kitagawa, analista do Gartner, os números podem ser tratados com otimismo, mesmo com o declínio. Ele conta que a queda aconteceu apenas na Europa, Oriente Médio e África, enquanto regões da Ásia e do Pacífico, Japão e América Latina apresentaram crescimento. Kitagawa afirma ainda que o impacto negativo dos resultados também se deve à queda no mercado norte-americano, registrando -8% no quarto trimestre.

A pesquisa do Gartner mostra que as fabricantes Apple, Dell, HP e Lenovo concentram 64% do mercado mundial de PCs, e que apenas a HP apresentou crescimento no quarto trimestre de 2017 em diversas regiões, principalmente nos Estados Unidos.

Já a Lenovo registrou queda pelo quarto trimestre consecutivo, com leve crescimento na Europa, Oriente Médio e África. A Dell também apresentou aumento nestas regiões, somando ainda com a América Latina, mas com baixa na América do Norte.

Entre as principais fabricantes, o ranking de remessas fechou com a HP na liderança, com 55,1 milhões de unidades e 21% da fatia do mercado, seguido da Lenovo com 54,7 milhões de vendas e 20,8% do mercado, Dell com 39,8 milhões e 15,2%, e Apple com 19,2 milhões e 7,4%.

Fonte: Financial Express

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.